Monday, February 25, 2008

É verdade... Estou aqui!

Estou em Portugal há já 15 dias!

Acho que está mais do que na hora de desenterrar a cabeça da areia e assumir que estou cá! Começar a viver para cá…apesar de saber e não querer nunca, jamais abandonar Moçambique. Apesar de acreditar que sempre estarei em Moçambique, rindo, observando, cantando, bailando… Ao som de batuques que anunciam dores e escondem sentimentos mas impõem ritmos que com alegria e entrega são obedecidos! Ao sabor de tantos frutos que a terra germina e entrega generosamente ao seu povo para se alimentar…

Vou sempre trazer comigo o chamamento das crianças através do olhar curioso que me observa, do sorriso matreiro que tenta dissimular, da aproximação tímida até à entrega total e generosa… As brincadeiras delas, encantadoras pela simplicidade…Os carrinhos feitos de restos de lixo, arames e latas da Coca-Cola, que orgulhosamente empurram enquanto se dirigem à padaria para comprar o pão… Os papagaios de sacos de plástico que erguem ao céu como se do seu próprio sonho de voar se tratasse… As suas canções e danças…A sua leve forma de ser, viver, estar..

Quando cheguei a Moçambique, há um ano atrás, pouco sabia sobre esta terra, sobre o seu povo. Hoje sinto que parte de mim é moçambicana….

No comments: