Tuesday, March 27, 2007
Porquês sem razão..
Há acontecimentos que por mais que os tentemos perceber ou explicar não conseguimos. As vidas perdem-se sem razão lógica…As pessoas ficam sem nada…por nada…No final de um dia de trabalho um ser humano corre para casa para ir ter com a sua família, mas não chega lá porque é interrompido pelo caminho e a sua vida termina assim…Porquê? Apetece perguntar, talvez pela minha natureza curiosa…mas sei que não adianta…
O que é certo é que em poucos minutos o final de um dia calmo e alegre foi brutalmente e sem qualquer aviso prévio transformado num cenário de guerra sem alvos nem inimigos. Choviam todo o tipo de explosivos…sobrevoavam-nos…explodiam….As pessoas fugiam: para onde? O alcance das armas era enorme…
Até quando? As armas não acabam? Como se pode parar isto? Tem que dar para fazer alguma coisa!? A nossa mania de que tudo pode ser controlado…Mas não se podia controlar um barril de pólvora em explosão…quem se poderia aproximar…só a noite foi mais forte e trouxe a calma…o tempo arrefeceu e as explosões foram escasseando até que finalmente terminaram…Mas o medo? As feridas? As dores de quem perdeu tudo? Quando passarão?
Pouco a pouco tudo vai regressando à normalidade…agora diferente…mas as respostas ficarão sempre suspensas, porque não há lugar para elas neste mundo estúpido de armas…A pergunta fundamental será: Para quê armas…? Porque inventaram armas? Não seria possível enviar todos os paióis de todos os países do mundo numa viagem sem volta…? Pode parecer infantil estar a fazer este tipo de perguntas…Mas há tantas coisas infantis no mundo dos adultos…
O povo Moçambicano está habituado a sofrer e aceitar…não é de se revoltar…sabe esperar…talvez devido a um passado de guerra ainda muito presente nas suas cabeças…este incidente acordou muitos fantasmas, mas as pessoas mostram-se gratas por Deus lhes ter poupado a vida…ontem encontrei um rapaz que dizia que tinha tido um grande susto, mas também nesse dia Deus lhe tinha dado um grande bênção: nasceu o seu primeiro filho! Ele valorizou muito mais o positivo que o negativo…é por isso que apesar da tragédia os sorrisos simples permanecem…como quem vive sabendo que não é dono da vida…Como quem humildemente reconhece que a sua vida é de Deus!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Come Maria
Vogliamo vivere, Signore,
offrendo a Te la nostra vita;
con questo pane e questo vino accetta quello che noi siamo.
Vogliamo vivere, Signore,
abbandonati alla tua voce,
staccati dalle cose vano,
fissati nella vita vera.
Vogliamo vivere come Maria,
l'irragiungibile,
la Madre amata,
che vince il mondo con l'Amore
e offrire sempre la Tua vita
che viene dal Cielo.
Accetta dalle nostre mani
come un offerta a Te gradita,
i desideri di ogni cuore
le ansie della nostra vita.
Vogliamo vivere, Signore,
accesi dalle tue parole,
per ricordare ad ogni uomo
la fiamma viva del tuo Amore.
Queremos viver, Senhor
oferecendo a Ti a nossa vida,
com este pão e este vinho
aceita aquilo que nós somos.
Queremos viver, Senhor,
abandonados à tua voz,
afastados das coisas vãs
fixados na vida verdadeira.
Queremos viver como Maria
inalcansável,
a Mãe amada,
que vence o mundo com o Amor
e oferecer sempre a Tua vida
que vem do Céu.
Post a Comment